Sistema de Ventilação para Cozinhas – NBR 14518

Os equipamentos de cocção exercem ação térmica sobre os alimentos, provocando a emissão de calor, gordura vaporizada, fumaça, vapores, gases e odores que devem ser captados, transportados e tratados, assegurando a descarga do ar de processo em equilíbrio com o ambiente natural.

O projeto de engenharia de sistemas de exaustão de cozinhas profissionais deve considerar as premissas de que o ar apresenta-se contaminado, em desequilíbrio térmico e contendo produtos condensáveis e combustíveis; trata-se, portanto de um projeto que envolve cálculos convencionais de vazão de ar e perda de pressão conjugados com tecnologia de controle antipoluente atmosférico e segurança anti-incêndio.

O projeto de ventilação deve ser executado por um profissional especializado – engenheiro mecânico, um estudo detalhado que leve em consideração a renovação de ar do ambiente de trabalho com a instalação de coifas lavadoras sobre os equipamentos ou coifas com lavador de gases, é que vai determinar o sucesso do empreendimento. As duas situações devem estar em sintonia.

Tratamento de odores

Para casos em que a Unidade de Alimentação se localiza em áreas residenciais ou centros urbanos, é necessário tratar os odores e gorduras que são lançados na atmosfera.

Na nossa região contamos com a tecnologia da Metalúrgica Reis presente no mercado desde 1982, 37 anos de experiência.

O sistema utilizado são coifas com Lavador de gases – os gases são absorvidos pela coifa, passa pelo lavador de gases (um tanque com água), onde são eliminadas todas as partículas sólidas e oleosas , na sequência passam pelo ventilador já limpo e assim são liberados para a atmosfera sem qualquer tipo de odor. Para que o sistema funcione 100% é necessária a manutenção periódica.

Metalúrgica Reis : 047 3336 7279

Download .PDF: lavador de gases

Fale com a Petters